top of page
  • Foto do escritorRenata Eiras

9 dicas para comprar um apartamento na Praia Grande com segurança!


Praia Grande é um dos destinos mais procurados pelos paulistas para os momentos de lazer e descanso com a família em razão da sua excelente infraestrutura e proximidade com a Capital.


A cidade se destaca pela sua extensa orla urbanizada de 22,5 km de extensão, onde é possível caminhar, andar de bicicleta, praticar esportes ao ar livre e desfrutar de uma brisa gostosa e relaxante.


Você está pensando em comprar um apartamento na Praia Grande para morar definitivamente ou para descansar aos finais de semana, férias e feriados na companhia de familiares e amigos?

Então fique até o final e confira as 9 dicas que separamos para você fazer a sua melhor escolha! Vamos lá!


1- Estabeleça o tamanho do apartamento e a infraestrutura do condomínio com base nas necessidades e hábitos da sua família


Antes de iniciar a pesquisa de um imóvel na praia, é importante considerar o tamanho e os hábitos da sua família.

  • Vocês costumam viajar todos juntos?

  • Gostam de receber a visita de amigos e outros familiares?

  • Sua família tem crianças e pessoas idosas que necessitam de uma infraestrutura específica, como rampas e elevadores de acesso?

  • O imóvel servirá para sua moradia definitiva ou para temporadas de lazer e descanso?

  • Você pretende alugar o apartamento durante a alta temporada?


2- Faça uma seleção prévia dos bairros mais indicados para o seu perfil


Praia Grande possui uma extensa orla de 22,5 quilômetros e doze opções de praias para desfrutar:


Canto do Forte • Boqueirão • Guilhermina • Aviação • Tupi • Ocian • Vila Mirim • Maracanã • Caiçara • Real • Balneário Flórida • Solemar


Com tantas opções disponíveis, é importante que antes de dar início às buscas, você selecione os bairros que mais gosta e avalie a distância e a praticidade de chegar até eles.


Também é importante avaliar a infraestrutura que o bairro oferece, como proximidade de supermercados, padarias e restaurantes e o perfil dos moradores e turistas, ou seja, se são jovens que gostam de agito, festas e barulho ou se são idosos ou famílias com crianças.


Essa sondagem inicial é bem importante para que você escolha um apartamento localizado em um bairro que seja compatível com o seu perfil.


Outro fator importante a ser considerado é a reputação da localidade quanto à segurança, o que pode fazer toda a diferença no momento da escolha definitiva.


3 - Defina o valor máximo que pretende investir para realizar a compra


No seu planejamento, é essencial que você delimite o quanto está disposto a gastar na compra do seu apartamento em Praia Grande. O valor deve estar alinhado com o seu orçamento e as suas possibilidades.


4- Faça uma busca de apartamentos no perfil desejado e nos bairros previamente selecionados utilizando uma plataforma online de imóveis



Antes de iniciar as visitas, é interessante fazer uma pesquisa virtual na internet das opções de imóveis disponíveis nos bairros selecionados previamente. É uma forma prática e ágil de comparar o custo-benefício e selecionar as melhores opções sem precisar se deslocar até a cidade.


As plataformas de imóveis na Web facilitam muito a sua pesquisa, pois elas disponibilizam diversas opções de apartamentos com fotos e detalhes do imóvel e o contato do corretor responsável.


Basta um clique para obter informações e agendar uma visita.


Conheça a seguir as principais plataformas de imóveis na web para quem deseja comprar um apartamento na Praia Grande:

  • IMOVELWEB

O Imovelweb é um portal de anúncios de propriedades residenciais e comerciais para compra e aluguel. Podem anunciar por lá imobiliárias e os próprios proprietários.


  • VIVAREAL

O Vivareal é um portal de imóveis que reúne boas ofertas, além de fotos, dicas e mapas para quem quer alugar, comprar ou vender.

  • ZAP IMÓVEIS

O ZAP Imóveis atende imobiliárias, corretores, incorporadoras e proprietários, que podem anunciar as suas ofertas em um único local. Apesar de marcas e sites diferentes, ZAP e Vivareal se fundiram. Portanto, é possível encontrar anúncios idênticos nas duas plataformas.


5 - Selecione as melhores opções de imóveis para fazer uma visita


Jamais compre um imóvel sem antes visitá-lo pessoalmente. As plataformas de imóveis na web são excelentes para uma seleção inicial. Porém é essencial que você visite o local para verificar o tamanho real, as condições estruturais e se de fato está de acordo com o que você está buscando.


Apenas por foto fica difícil verificar o real estado do apartamento e do condomínio. Uma visita presencial ajuda a verificar todos os detalhes.


Durante a sua visita, verifique se o imóvel não apresenta rachaduras, infiltrações, pisos soltos e quebrados, se as portas e janelas estão em bom estado de conservação, se a fiação elétrica e o esgoto estão em perfeitas condições e se os acessórios como ventiladores, ar-condicionado, armários, entre outros não estão quebrados.


No litoral, os imóveis e mobiliário sofrem bastante com a ação da maresia e podem apresentar sérios problemas estruturais. Fique atento!


Outra providência é verificar a posição do sol e a ventilação. Praia Grande é uma cidade bem quente e abafada nos meses de verão.


Apartamentos que recebem o sol da tarde ou com pouca circulação de ar tendem a ser bem quentes e abafados, o que pode comprometer o bem-estar da sua família durante a estadia e obrigá-lo a investir em aparelhos de ar-condicionado.


Outro ponto importante a ser considerado é o estado de conservação do condomínio. Verifique se está tudo bem limpo e bem cuidado e se existe a preocupação dos condôminos em manter as áreas comuns com uma boa apresentação.


Áreas comuns sujas e mal cuidadas sinalizam má administração e desinteresse por parte dos condôminos, o que pode implicar na desvalorização do imóvel em médio e longo prazo e no encarecimento das taxas condominiais no futuro.


6 - Avalie todos os custos envolvidos


Ao decidir qual apartamento você irá comprar dentre as opções que você selecionou, leve em conta todos os custos envolvidos.


Se o apartamento é novo e nunca foi habitado antes, você precisará investir em movelaria, gabinetes para cozinha e banheiro, box, acabamento, torneiras e luminárias, dentre outros itens indispensáveis.


Coloque todos os custos no papel e faça uma comparação em relação a outras opções de imóveis da sua lista que já tenham estes itens indispensáveis.


Na Praia Grande é muito comum a venda de apartamentos mobiliados, o que pode ser uma ótima opção, desde que estejam em bom estado de conservação.


Já se o apartamento é usado, verifique com cautela o estado geral do imóvel e se haverá a necessidade de obras de estrutura e acabamento. Faça um levantamento geral dos custos e contabilize todos eles para que a sua decisão seja tomada de forma mais acertada.


Leve em consideração também os custos com impostos, assessoria jurídica e documentação de transferência.

7 - Considere a compra também como uma forma de investimento



Praia Grande é uma cidade da Baixada Santista que se encontra em um ritmo de crescimento e expansão acelerados e tem experimentado alta valorização imobiliária nos últimos anos, resultado de obras de infraestrutura que a Prefeitura vem realizando periodicamente.


Portanto, comprar um apartamento em Praia Grande, além de proporcionar a você e sua família momentos de lazer e descanso, também pode ser uma excelente forma de investimento.


A seguir, trouxemos algumas dicas para tornar a compra do seu apartamento em Praia Grande também um excelente investimento:

VALOR DO CONDOMÍNIO ATRATIVO


Ao optar por um ou outro imóvel, leve em consideração as despesas condominiais.


Quanto menor for o valor do condomínio, maior será o valor de aluguel que você poderá cobrar de eventuais inquilinos e maior será o valor na venda futura.


Apartamentos com valores de condomínio mais baixos são mais procurados e, portanto, mais valorizados.


PROXIMIDADE COM A PRAIA


Quanto mais próximo da praia for o seu apartamento, mais valorizado ele será, tanto para ser alugado quanto para ser vendido no futuro, pois as pessoas procuram a comodidade de estar perto da praia, o que de fato facilita o deslocamento.

PROXIMIDADE DA ESTRUTURA DE COMÉRCIO E SERVIÇOS


Imóveis que se localizam nas proximidades de supermercados, padarias, escolas e comércio em geral são muito procurados, tanto para quem quer alugar quanto para quem quer comprar.


ELEVADORES


Em Praia Grande há muitos prédios baixos que não possuem elevador. Este pode ser um inconveniente para pessoas idosas e famílias com crianças pequenas e também para as pessoas com mobilidade reduzida.


É interessante levar em consideração este fator ao escolher o seu apartamento para comprar, pois, no futuro, será mais fácil vender e alugar se o condomínio contar com a comodidade do elevador.


CONDOMÍNIO PET FRIENDLY


Hoje muitas famílias têm animais de estimação. O mercado Pet é um dos que mais cresce na atualidade e permanece aquecido mesmo nos momentos de crise.


Tornou-se tendência frequentar restaurantes e viajar na companhia dos pets.


Dessa forma, é importante verificar se o condomínio aceita a presença de animais, pois se houver algum tipo de restrição esta limitação pode impactar no valor do seu apartamento no futuro tanto para venda quanto para locação.


INFRAESTRUTURA DO CONDOMÍNIO


Embora não seja item fundamental, a presença de comodidades como área de lazer e salão de festas pode ser um diferencial.


8 - Negocie o valor


Muitas pessoas têm medo de pedir desconto. Porém, é preciso levar em consideração que muitos proprietários e imobiliárias já adicionam no preço uma margem para a negociação. Portanto, não tenha vergonha de negociar!


9 - Contrate a assessoria de um advogado imobiliário em Praia Grande antes de formalizar a compra



A compra de um imóvel com segurança envolve a análise de uma série de documentos que devem ser solicitados e cuidadosamente analisados para verificar a existência de eventuais restrições e pendências relativas ao imóvel e também ao proprietário.


É preciso conhecer toda a documentação que se deve pedir e também é necessário saber analisar corretamente as informações contidas nestes documentos, o que nem sempre é fácil para quem é leigo no assunto.


Por esta razão, contratar um advogado especialista em direito imobiliário para te assessorar durante o processo de compra é fundamental. Este profissional fará toda a análise da documentação, apontando eventuais riscos envolvidos no negócio e sugerindo alterações nos contratos que resguardem os seus direitos.


Não confie apenas na imobiliária! Por mais idônea que seja, a imobiliária trabalha no interesse do proprietário. Ela foi contratada pelo vendedor e não por você.

Ao contratar a assessoria de um advogado, você contará com a assistência e a neutralidade de um profissional especializado, o que evitará muita dor de cabeça e estresse no futuro.


Agora que você já conhece os principais cuidados na compra segura do seu apartamento na Praia Grande, fique atento às oportunidades e escolha aquela que melhor atenda às suas expectativas.


Certamente você viverá bons momentos e histórias inesquecíveis na companhia de familiares e amigos.


Gostou das nossas dicas? Se você pretende comprar um imóvel em Praia Grande para morar, desfrutar na temporada ou mesmo apenas para investir, não deixe de acompanhar as dicas valiosas do nosso blog!


CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E ASSINE AGORA A NOSSA LISTA DE EMAILS!







Comments


bottom of page